Pages

sábado, 25 de setembro de 2010

COMO ACABAR COM AS FORMIGAS DOMÉSTICAS E INSETOS

formigaPrimeiro na pia, depois no resto da cozinha e por fim no escritório: o pequeno exército de formigas apareceu de repente.

Das mais de 20 mil espécies de formigas que, estima-se, existem no mundo, cerca de 30 vivem em residências. São as chamadas "formigas urbanas". "Elas se especializaram em viver em casas e apartamentos, onde encontram temperatura controlada, segurança, distância de predadores e muito resto de comida", diz Carlos Roberto Brandão, 51, diretor do Museu de Zoologia da USP e especialista em insetos.
O verão é a estação em que mais aparecem, mas as invasões também acontecem em outros períodos. "Não existe uma explicação, há épocas em que determinadas espécies ficam mais ativas. É um ciclo natural", explica o professor.

PARA ACABAR COM ELAS:
Recomenda-se  usar uma mistura de água com detergente nos buracos onde os bichos se escondem.

Para acabar com a festa das formigas, ou ao menos impor ordem na casa, o ritual é simples, mas quase nunca posto em prática: não comer na sala ou no quarto, manter as lixeiras fechadas, evitar deixar restos de alimento espalhados, varrer os cômodos todos os dias e fechar as frestas que ligam os formigueiros ao habitat humano, se necessário com cimento ou massa de vidraceiro.

DICAS PARA ACABAR OU ESPANTAR OS INSETOS

1) Mate as baratas com a seguinte receita:
100 gramas. de ácido bórico (compra-se em farmácia); 1 cebola bem picadinha e 1 colher  (sopa) de farinha de trigo. Misture tudo muito bem, faça bolinhas e espalhe pela casa.
2) Contra baratas:
Mistura-se partes iguais de açúcar e gesso (que a fará estalar por dentro e não poderá se reproduzir). O preparado é inócuo para os humanos e não contamina os alimentos. Coloca-se em tampinhas vazias dentro de armários, móveis e bancadas.
1) Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados por elas. O resultado é imediato.
2) Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias. A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.
3) Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.
4) Pedaços de limão murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem.
5) Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos.
6) Para espantar moscas e mosquitos, corte limões ao meio e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente.
7) Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina.
8) Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqüentados por ela. coloque pedaços de limão murcho nos cantos dos armários e da pia. As formigas não suportam o cheiro do limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.
9) Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas.
10) Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponha pedaços de casca de limão.
11) Carrapaticida com Nim (Planta indiana usada para repelir insetos):
Moer 50 gramas de folhas de "nim" e deixar de molho por 8 horas em 1 litro de água e 10 gramas de sabão em pedra.
12)Folhas de tomate são excelentes repelentes contra mosquitos. Coloquem essas folhas nas janelas para evitar que entrem.

Um comentário:

  1. muito obrigado agora posso me livrar das formigas que estao tomando meu ap

    ResponderExcluir